Candy Crush - Blog da Moderna

Candy Crush

Olá!

Com certeza você já ouviu falar neste joguinho, o Candy Crush... eu já tinha jogado ele há uns 2 anos e este ano minha irmã baixou no meu celular novamente para ensinar a minha filha a jogar... mas, o problema não foi ela aprender a jogar... o problema foi eu voltar a jogar e a ter uma supervontade de jogar de novo... fala sério né?!


Aí por volta das 12h quando fui almoçar, liguei o celular e vi o ícone me chamando para jogar... e comecei e não queria mais parar.. claro que me forcei a desligar porque não posso jogar o dia inteiro, mas fiquei pensando "por que eu fiquei tão viciada neste jogo?" Só eu sou assim?

Claro que fui perguntar para o Dr Google se eu era o problema ou o jogo tem mesmo propriedades viciantes que faz a gente ficar "ligadão" e não é que tem explicação científica.

O fenômeno psicológico é conhecido como efeito Zeigarnik (do psicólogo russo Bluma Zeigarnik) e pode ser explicado como uma tarefa incompleta que fica grudada na memória.

Segundo o estudo, cada fase do Candy crush é uma tarefa que precisa ser completada e o jogador sente essa urgência de resolver o problema e isso faz com que o jogador volte várias vezes ao jogo... Além disso, o jogo dá 5 vidas ao jogador que quando acabam é preciso esperar 30 minutos para voltar a ganhar uma nova vida, e essa lógica reforça a ideia de que o usuário deve voltar todos os dias...
(você pode ler a matéria completa aqui).

Que coisa, não?! O Candy Crush tem hoje 50 milhões de usuários e o jogo gera por dia 600 mil dólares por meio das aquisições de usuários para acabar com a ansiedade de terminar a tarefa... interessante né?!

Um jogo bobinho que prende tanta gente...

Já vou até apagar o jogo de novo do meu celular para eu parar de perder tempo jogando isso e passar mais tempo lendo livros e estudando...

Dia 05 - Dia de apagar o candy crush do celular novamente para voltar a ter vida e terminar os cursos online que estou fazendo...
Aliás conto mais sobre esses cursos amanhã, porque tenho uma aula a concluir ainda hoje!

Beejos

@blogdamoderna