Os primeiros passos para o intercâmbio de férias - Blog da Moderna

Os primeiros passos para o intercâmbio de férias

Olá!

Hoje vim falar sobre intercâmbio de férias! 
Este ano fez 10 anos que fiz meu segundo intercâmbio e estou toda nostágica porque encontrei duas amigas e ainda falei com quase todos os outros que foram comigo... a turma é bem grande... olha quase todos aí!

Nosso Natal - fizemos um amigo secreto de troca com coisas do Hawai'i - ganhei uma toalha que tenho até hoje!
Imagina, 10 anos do meu segundo intercâmbio... quanto tempo!!

A primeira vez que fiz intercâmbio foi para Vermont (a very very remote area - foi o que a minha entrevistadora Gabriela falou...) Vermont é um estado dos Estados Unidos que fica lá no nordeste do país, ao lado de New York. Veja o mapa:





Na segunda vez já estava tudo acertado para voltar pra Stratton Mountain, com emprego, moradia e tudo certinho... mas em uma reviravolta cinematográfica, minha amiga e companheira de aventuras Natália encontrou um emprego pra nós em Maui, Hawai'i (The Rainbow State) e aí veio aquela paixão... fomos pra Maui, the hooneymooners Island - a gente não sabia disso! Mas não podia ter sido melhor!

E a minha terceira e última vez, fui para a Califórnia! Conto tudo sobre cada intercâmbio e as modalidades escolhidas num próximo post, porque neste quero te dar os primeiros passos para ir fazer seu intercâmbio também!!!

Sabe que era meu sonho fazer intercâmbio né?!
A gente conhece uma pessoa que foi aqui, outra acolá e todas contam a experiência com aquele brilho no olhar!! Não via a hora de chegar a minha vez! E graças a Deus (e o suporte dos meus pais) consegui ir e voltar e voltar e voltar!

Para fazer intercâmbio, você precisa procurar uma agência de intercâmbios, isso porque a gente precisa de "sponsors" (patrocinadores) para ir. Eles que serão responsáveis por você no país teoricamente. No mercado existem várias agências: CI (Central do Intercâmbio), STB Travel, Intercultural, EF, Experimento... A sponsor da Intercultural é a CCUSA.

Eu fui pela intercultural porque a irmã de uma amiga já tinha ido e não deu problema algum, por indicação mesmo e gostei, mas tive amigos que foram por outras agências e também não tiveram problemas.

As agências de intercâmbio te ajudarão a fazer a papelada do visto, a encontrar emprego e tudo... existem diferentes pacotes de intercâmbio e acredito que não tenham alterado tanto:

1) Job Fair: a feira de empregos, em que vários empregadores vem para o Brasil e você agenda entrevista com eles para ser contratado. Alguns já oferecem estadia e outros dão suporte para a estadia, tudo isso é conversado no momento da entrevista.

2) Independent: Você já tem um emprego e precisa somente do "sponsor" da agência de intercâmbio para viajar. Neste caso, a agência será um suporte para apenas a parte burocrática do processo de intercâmbio, costuma ser mais barato que a Job Fair. Esta modalidade é escolhida, geralmente, por pessoas que já fizeram o intercâmbio e que estão indo novamente, os "returnees"

3) Placement: você diz o que gostaria de fazer e a agência se reponsabiliza em encontrar um emprego pra você! Pode ser em qualquer lugar dos Estados Unidos, ou seja, você não escolhe o lugar, escolhe apenas mais ou menos o que você quer fazer...

Das três modalidades,  a mais barata é o Independent, porque você já sabe das coisas, já tem experiência de como é e tals... muitas vezes já tem a job offer e pronto! Só a agência assinar o papel aqui que você volta para lá :) A Job Fair e a Placement estão quase o mesmo preço... a diferença é que na Job Fair, os empregadores vem para o brasil e te entrevistam aqui!! Legal né?! Foi assim que fui contratada lá em 2006... haha (quanto tempo!) Nós pegamos a lista dos empregadores que viriam para São Paulo, pesquisamos na internet tudo sobre eles e escolhemos em qual vamos fazer entrevista. A princípio a gente só pode escolher uma opção para marcar entrevista, se não formos contratados por ela aí vamos marcar a segunda e a terceira... assim por diante, então é importante fazer uma lista dos seus empregadores por ordem de preferência, pois caso não seja contratado, você já tem seu próximo alvo :D

Na primeira vez que eu fui, escolhi a opção Job fair. Tinha combinado de ir com a minha amiga Eimy e a minha irmã Layla (que também escreve neste blog). Escolhemos a Job fair pois era a primeira a vez das três e nenhuma de nós tínhamos o Social Security Number (equivalente ao CPF daqui) e as empresas que vem para o Brasil já tem essa informação e auxiliam os intercambistas a tirar este documento.

Para você ter ideia, Stratton Mountain Resort disponibilizou vans com motorista e agendou dias para nos levar até o Social Security Office para tirar o documento. Como nós três não tínhamos a menor ideia de como seria, achamos legal o suporte que eles ofereceram. Outro ponto importante foi que Stratton também já tinha hospedagem. Não teríamos a preocupação de procurar lugar para morar lá... E mais uma coisa, o empregador também organizou vans que nos pegassem em Albany e nos levassem até o resort, então transporte!!

Quer dicas de como arrumar sua mala de intercâmbio, clica aqui!

Então anota aí, três pontos importantes para levar em consideração na hora de escolher o emprego:
1) O empregador te oferece hospedagem?
Não estou falando em hospedagem gratuita, a maioria é paga! Mas é mais fácil quando eles oferecem do que ficar procurando...
2) Tem suporte para tirar o Social Security Card? Ou tem o Social Security Office perto? Ou tem transporte fácil para o escritório?
3) Transporte até o local
O empregador oferece shuttle (vans) para te pegar e te levar até o local de trabalho ou que vai morar?
Stratton Mountain ofereceu uma van que nos pegava na rodoviária de Albany e nos levou até nossa casa na montanha. Além disso, como não tem aerporto internacional perto, nos deu rotas para chegar até lá. Nós chegamos no aeroporto JFK, em Nova Iorque e de lá pegamos um ônibus até a rodoviária de Albany, tudo indicado pelos empregadores.

Mais algumas dicas:

*Passaporte -- Lógico que você vai precisar de um! Mas não espere a agência ver tudo para você. Já começa a adiantar sua documentação. Já marque sua entrevista na Polícia Federal, no site você encontra toda a documentação necessária para tirar um passaporte comum.

*Visto -- Se você vai pros Estados Unidos, vai precisar de visto. Se for de intercâmbio, o visto que você precisa é p J1. A agência dá suporte para isso, pelo menos a Intercultural até marcou o visto para mim, na primeira vez. Tá certo que eles me cobraram uma taxa, mas tem agências que nao faz isso... A dica para economizar: não espere a agência agendar! Já agende, assim você economiza uma graninha!

No site do Consulado Americano tem tudo que você precisa saber! Aqui tem as documentações que você precisa tirar antes de agendar o visto. Se eu tivesse tido as dicas que estou dando para vocês, teria economizado uma graninha no meu primeiro intercâmbio, porque tudo que fiz foi mastigado pela agência e, claro, paguei por essa facilidade!


Galerinha, espero que tenham gostado das dicas! É muito importante escolher bem a agência e o empregador para que você não caia em ciladas! O mundão é muito perigoso!

Qualquer dúvida estou a disposição e respondo rapidinho por email ou nos comentários!

Aloha!
Keyla

@blogdamoderna