O uso do dicionário dentro e fora da sala de aula - Blog da Moderna

O uso do dicionário dentro e fora da sala de aula

O dicionário é uma “listagem, geralmente em ordem alfabética, das palavras e expressões de uma língua com seus respectivos significados ou sua equivalência em outro idioma” (HOUAISS).

Os dicionários trazem inúmeras informações sobre as palavras, entretanto, seu aproveitamento nas escolas não é mais tão evidente. Muitas vezes, esquecidos nas prateleiras ou utilizado apenas em breves consultas, foi deixando de ser um material essencial da sala de aula. Em meio a tantas inovações tecnológicas e imediatismo do ser humano, como ficaram nossas buscas? Apenas com computadores e celulares fornecendo instantaneamente respostas em um clique. 
Estudiosos da linha de pesquisas lexicográficas afirmam que se deve adotar um dicionário como um dos instrumentos essenciais desde o início da escolaridade e desde o ensino básico de idiomas pois se revela um recurso eficaz de busca/memorização, oferecendo informações sobre a palavra, seus usos e sentidos. Entender a organização e o funcionamento desse material, assim como aprender a encontrar nele o significado das palavras, é muito importante, seja nas escolas regulares e institutos de idiomas.
O Ministério da Educação elaborou para as escolas de ensino fundamental e médio da rede pública quatro acervos de dicionários escolares. Os acervos estão acompanhados da publicação Com direito à palavra: dicionários em sala de aula que tem como objetivo apresentar informações referentes aos dicionários e uma metodologia de apoio aos professores para suas atividades.
No passado, os dicionários bilíngues passavam uma má impressão no mundo do ensino de idiomas. Esta crítica foi, em parte, justificada por muitos dicionários bilíngues serem de má qualidade. Forneciam pouca ajuda aos usuários, nem sempre oferecia todas as traduções possíveis, nem possuíam recursos extras e explicações. O uso de dicionários bilíngues também foi criticado por motivos pedagógicos, pois incentivavam uma abordagem "preguiçosa" por parte dos alunos, que tinha neles apenas uma tradução como resposta rápida em vez de serem envolvidos diretamente com a linguagem que estavam aprendendo.
Hoje em dia os dicionários bilíngues são ferramentas muito úteis para estudantes de idiomas. Ao longo dos últimos vinte anos, grandes melhorias foram feitas, tanto na variedade e qualidade de informação que fornecem e esse novo tipo de dicionário tem como objetivo dar o máximo de ajuda aos seus usuários. Um bom dicionário bilíngue oferece aos alunos intermediários, em particular, uma resposta rápida para sua necessidade, uma resposta que eles possam entender imediatamente, sem ter que se preocupar com as complexidades de uma língua que ainda não dominam. Sendo assim, os alunos devem ser encorajados a comprar e usar um bom dicionário apropriado ao seu nível de aprendizado. Deve ficar claro para eles que um dicionário é uma ferramenta útil tanto em sala de aula e em seus estudos. Os alunos não devem se envergonhar de usar um dicionário, pelo contrário, aprender a usar um dicionário de forma eficaz e tirar o melhor proveito dele é uma habilidade essencial de aprendizagem da língua.



Razões para usar um dicionário

Um dicionário é uma ferramenta muito importante para quem está aprendendo uma nova língua. Com um bom dicionário você pode: 

:: procurar o significado de uma palavra 
:: encontrar a tradução, sinônimo e antônimos
:: verificar a ortografia e pronúncia
:: verificar o plural de um substantivo ou um verbo no passado
:: descobrir informações gramaticais
:: encontrar exemplos do uso de uma palavra em linguagem natural


Uma pesquisa levantada pelo site da BBC pergunta "Qual o papel do dicionário em sala de aula?" Das 4908 pessoas que votaram, esses foram os resultados:  

42.1% - acham que todos os tipos de dicionários são úteis em sala de aula
34.7% - somente dicionários monolingues
15% - somente dicionários bilíngues
8.2% - não permitem o uso de dicionários em sala de aula


Minha super dica de dicionários online: 



E o meu favorito:



Por que eu incentivo meus alunos a usarem dicionários?
Os dicionários desenvolvem a autonomia do aluno. São recursos úteis para a pesquisa de diferentes significados, colocações, exemplos de uso e padrão de pronúncia.
Bons estudos! Boas pesquisas!



Kátia Brunetti

IDIOMAS E TRADUÇÕES ANÁLIA FRANCO




-- xx --
Para divulgar seu sorteio, clique aqui.

bloglovin

@blogdamoderna