A aromaterapia e seus benefícios - Blog da Moderna

A aromaterapia e seus benefícios


A aromaterapia é definida como o uso de óleos essenciais que promovem e melhoram a saúde, higiene e bem-estar dos seres humanos. O termo aplica-se aos produtos de cuidados pessoais que contêm óleos extraídos de flores, cascas, caules, folhas, raízes de uma planta. Acredita-se que o aroma inalado a partir desses óleos estimula funções cerebrais. Os óleos essenciais podem também ser absorvidos através da pele, onde viajam pela corrente sanguínea promovendo a cura de todo o organismo.
Uma forma de medicina alternativa, a aromaterapia é usada para uma variedade de aplicações, incluindo o alívio da dor, melhora do humor e aumento da função cognitiva. É um termo abrangente que compreende efeitos cosméticos, psicológicos e medicinais. Alguns profissionais consideram tais óleos e ervas medicinais como parte integrante de conteúdo médico e terapêutico.




A AROMATERAPIA NA HISTÓRIA

Acredita-se que os chineses possam ter sido uma das primeiras civilizações a utilizar plantas aromáticas para o bem-estar. Suas práticas envolviam primeiramente queimar incensos para ajudar a criar harmonia e equilíbrio. 



Mais tarde, os egípcios inventaram uma máquina rudimentar de destilação que permitia a extração de óleos essenciais. Os óleos de cedro, cravo, canela, noz-moscada e mirra foram usados ​​pelos egípcios para embalsamar as múmias. Quando um túmulo foi aberto no início do século 20, traços das ervas foram descobertas em partes intactas dos corpos. O aroma, apesar de fraco, ainda era aparente. Os egípcios também usaram óleos infundidos e preparações à base de plantas para uso espiritual, medicinal, perfumes e cosméticos. 



Os gregos também reconheceram os benefícios medicinais e aromáticos das plantas. Hipócrates, comumente chamado de "pai da medicina" praticou técnicas de aromaterapia para benefício medicinal. No Império Romano, Discorides escreveu um livro onde descrevera propriedades de cerca de 500 plantas. Também relatou estudos da destilação, que durante este período, era baseada em extrair águas florais aromáticas e não óleos essenciais.




Um acontecimento importante para a destilação dos óleos essenciais veio com a invenção do tubo de refrigeração no século XI. Avicena inventou um tubo que permitiu que o vapor vegetal se arrefecesse de forma mais eficaz do que os destiladores anteriores. No século XIII, nasce a indústria farmacêutica, momento onde se incentiva ainda mais a destilação de óleos essenciais. No século XV, mais plantas foram destiladas para criar óleos essenciais, e incensos. Paracelsus, um alquimista, médico e pensador é creditado pela utilização do termo Essência em seus estudos.

Durante o século XX, o conhecimento de separar os constituintes de óleos essenciais foi utilizado para criar produtos químicos sintéticos e fármacos. Essas descobertas ajudaram a elevar a "medicina moderna" e fragrâncias sintéticas. Durante a primeira metade do século XX, o químico francês René-Maurice Gattefossé interessou-se pelo estudo dos óleos essenciais. Enquanto trabalhava, queimou o braço, por reflexo, mergulhou seu braço com o machucado no líquido mais próximo em um grande recipiente de óleo essencial de lavanda. A queimadura que sofreu curou rapidamente e não deixou nenhuma cicatriz. Gattefossé é creditado pela criação do termo aromaterapia em 1928 dentro de um artigo onde ele suporta a utilização do uso de óleos essenciais. Outros aromaterapeutas famosos do século XX são Jean Valnet, Madame Marguerite Maury e Robert B. Tisserand. Jean Valnet é conhecido por utilizar óleos essenciais no tratamento dos soldados feridos durante a guerra e por seu livro “A Prática da Aromaterapia” originalmente intitulado “Aromathérapie” em francês. A austríaca Marguerite Maury é lembrada como uma bioquímica que estudou, praticou e ensinou o uso da aromaterapia para benefícios cosméticos. Robert B. Tisserand é um aromaterapeuta inglês, responsável por trazer conhecimento e educação da aromaterapia para os países de língua inglesa por meio de livros e artigos, incluindo a respeitada publicação de 1977 The Art of Aromatherapy (A Arte da Aromaterapia).  Desde o final do século XX há uma grande e crescente utilização de produtos naturais para uso terapêutico, cosmético e espiritual. 



OS ÓLEOS ESSENCIAIS 



um grande número de óleos essenciais disponíveis, cada um com as suas propriedades de cura. A International Organization for Standardization (ISO) em seu vocabulário de materiais naturais (ISO/D1S9235.2) define um óleo essencial como: "Produto feito por destilação com água ou vapor ou por processamento mecânico de cascas de cítricos ou destilação de materiais naturais secos. Após a destilação, o óleo essencial é fisicamente separado da fase aquosa."

Segundo ensinamentos  do Dr. Brian Lawrence para se obter um óleo essencial de verdade, deve-se ser isolado apenas por meios físicos. Os métodos físicos usados ​​são de destilação (vapor / vapor de água e água) ou de expressão (também conhecido como prensagem a frio).  

Óleos Essenciais
Benefícios
Angelica
Excelente tônico, ajuda a fortalecer o sistema imunológico.
Arnica
Bom para hematomas, torções e dores musculares.
Basil
Ajuda a limpar a mente e trata todos os tipos de problemas respiratórios.
Benzoin
Calmante, estimulante, ótimo para resfriados e ajuda a aumentar o fluxo de urina.
Bergamot
Antisséptico, refrescante e revigorante.
Black Pepper
Trata problemas digestivos, tônico e estimulante.
Cardamon
Tônico, estimulante, ajuda na digestão, náusea, queimação.
Cedarwood
Antisséptico, adstringente, eficaz em problemas de cistites e infecções vaginais. 
Chamomile
Calmante, ajuda a reduzir dores físicas e inflamações.
Clary Sage
Ajuda em todos os tipos de estresse e tensões, ansiedade.
Clove
Calmante e energizante. 
Cypress
Adstringente, ajuda na circulação, usado para tratar asma e regular o ciclo menstrual. 
Eucalyptus
Estimula o sistema imune, descongestionante, poderoso anti-bacterial e anti-viral.
Fennel
Ajuda a eliminar toxinas, alivia artrite e náusea, ajuda em problemas de digestão e cólicas.
Garlic
Tosse, resfriados, dores de barriga, reumatismo e problemas intestinais. 
Geranium
Antisséptico, ajuda a tratar feridas. 
Ginger
Ajuda em problemas de artrite, dores musculares, reumatismo e fadiga. 
Grapefruit
Elimina toxina, diurético, ajuda em problemas de retenção de líquidos. 
Hyssop
Ajuda a combater infecções no peito, tônico, estimula o coração e o sistema respiratório.
Jasmine
Câimbras e dores relacionados ao ciclo menstrual.
Juniper
Diurético, antisséptico e ajuda o corpo a se livrar de toxinas.
Lavender
Calmante, anti-viral, descongestionante
Lemon
Tônico, ajuda em problemas de gengivite, úlceras na boca e é ótimo para tratamento de cortes.
Mandarin
Acalma o intestino, tônico, estimula o fígado e o estômago. 
Marjoram
Tem ação calorosa tanto no corpo como na mente, analgésico e sedativo. 
Melissa
Calmante para o corpo e a mente e trata de alergias em geral.
Myrrh
Anti-inflamatório, antisséptico, ajuda a tratar de condições gerais de pele.
Neroli
Estimulante, ajuda em problema de diarreia, ansiedade e alivia tensão. 
Nutmeg
Estimulante e ajuda a proteger o corpo físico contra resfriados.
Orange
Refrescante, antidepressivo, purificante, sedativo e ajuda em problema de diarreia crônica. 
Peppermint
Ajuda na digestão e cólicas, tem ação estimulante, purificante e tônico. 
Pine
Antisséptico, expectorante, refrescante, trata de dores musculares, ajuda em problema de bronquite e todos os tipos de resfriado.  
Rose
Tem efeitos de limpeza, purificante, tônico e rejuvenecedor
Rosemary
Ajuda e estimular o cérebro, traz claridade mental, ajuda em problemas de sinusite e catarro.
Rosewood
Dores de cabeça, claridade mental, levanta os espíritos e tem efeito afrodisíaco.
Sandalwood
Ajuda em problema de bronquite, tratamentos de pele, sedativo e tem efeito afrodisíaco.
Thyme
Serve como antisséptico intestinal, ótimo para todos os tipos de infecções respiratórios, ajuda em problema de insônia e fortalece a memória. 
Tea-tree
Antisséptico, calmante, estimulante e combate infecções. 
Vetivert
Alivia estresse, estimula o sistema imune, relaxante, ajuda em problema de reumatismo, artrite e dores musculares. 
Ylang Ylang
Antidepressivo, tem efeito afrodisíaco, relaxante e alivia ansiedade. 


Existem diversas maneiras para se utilizar dos benefícios dos óleos essenciais. Abaixo, os principais modos de utilização:
  • Inalação
  • Massagem Terapêutica
  • Aromatizadores
  • Difusores/Spray
  • Banhos Terapêuticos
  • Compressas
  • Pomadas
  • Escalda pé
  • Sauna
  • Inalação através de lenços
  • Emanação de travesseiro
  • Sachês ou Pout-Porri



A aromaterapia e as emoções

Quando qualquer perfume ou fragrância é inalado, as moléculas de odor viajam pelo nariz onde estão fixadas as membranas olfativas. Cada molécula se encaixa como uma pequena peça de quebra-cabeça em locais específicos do receptor de células. Essas células nervosas são substituídas a cada 28 dias. Quando estimuladas por odor, as células disparam os impulsos para o sistema olfativo no cérebro, onde em seguida, transmite os impulsos para o centro do paladar (em que a sensação de paladar é percebida), para a amígdala (onde as memórias emocionais são armazenadas) e para outras partes do sistema límbico. O sistema límbico está diretamente ligado às partes do cérebro que controlam a pressão arterial, a respiração, a memória, os níveis de tensão e o equilíbrio hormonal. Deste modo, os óleos essenciais terapêuticos podem ter efeitos fisiológicos e psicológicos profundos. O olfato é o único dos cinco sentidos diretamente ligado ao sistema límbico, o nosso centro de controle emocional.

As características únicas dos óleos essenciais



• Atravessam facilmente a pele e membranas das células.

• Difundem por todo o corpo dentro de meia hora.

• Vão diretamente ao cérebro.

• Afetam sentimentos e pensamentos.

• Realizar múltiplas funções por conta de sua complexidade estrutural.

A produção de hormônios é executada pelo hipotálamo, referido como a "glândula mestra". As fragrâncias dos óleos essenciais estimulam diretamente essa função.
Tudo isso explica o "por que" de apenas algumas gotas de óleo essencial terapêutico ter efeitos positivos emocionalmente, fisicamente e mentalmente. O aroma estimula os nervos do centro emocional do cérebro e também a glândula mestra para liberar hormônios. Os hormônios afetam a resposta de luta ou fuga, bem como a digestão e  frequência cardíaca. Desta forma, os óleos essenciais podem nos afetar em muitos aspectos de uma só vez, apenas através da sua fragrância. Ansiedade, depressão, medo, raiva, alegria, tudo isso é emanado desta região. O perfume de uma fragrância essencial pode evocar memórias e emoções antes de estarmos mesmo conscientes disso. Quando aromas estão presentes, reagimos primeiro e pensamos depois.

Em estudos realizados nas universidades de Viena e Berlim, pesquisadores descobriram que um composto natural encontrado em óleos essenciais de patchouli, cedro, sândalo pode aumentar os níveis de oxigênio no cérebro em até 28%. Esse aumento de oxigênio pode elevar o nível das atividades cerebrais proporcionando grandes efeitos sobre emoções, aprendizagem, atitudes e muitos processos físicos do corpo, tais como equilíbrio hormonal e energia.

 Em um importante estudo clínico, o médico Alan Hirsch, testou fragrâncias de menta para perda significativa de peso em um grupo de pacientes que, anteriormente, não obtiveram sucesso em programas de controle de peso. Durante o decorrer do estudo de seis meses, envolvendo mais de 3.000 pessoas, a média de perda foi superior a 30 quilos. De acordo com o Dr. Hirsch alguns pacientes tiveram que ser retirados do estudo para evitar que ficassem abaixo do peso ideal.





Veja acessórios da moda na nossa loja virtual:
Mais pulseiras | Mais anéis | Mais Colares | Mais Bolsas | Mais Nail Art | Mais Enfeites de Cabelos | Etc e tal | Para Casa | Mais brincos | Mais Broches | Customização - Tachas, spikes | Beleza |

Blog dA Moderna nas redes sociais:
Facebook | Twitter | Instagr.am | Tumblr | Loja Virtual

O Blog dA Moderna apóia: ECCOS




-- xx --
Para divulgar seu sorteio, clique aqui.

bloglovin






Kátia Brunetti     WebsiteFacebook | Blog
Proprietária da Idiomas e Traduções Anália Franco, atua há 15 anos como professora de idiomas e literatura (inglês/português/espanhol). Graduada no curso de Tradutor/Intérprete, especialista em treinamento e desenvolvimento de professores, consultora de idiomas e pedagoga empresarial. Como palestrante e escritora, atua nas áreas de PNL, neurociência, Pedagogia Empresarial, Terapias Holísticas, Liderança, Motivação e Coaching.

@blogdamoderna