Nós amamos Jeans! Part I - Blog da Moderna

Nós amamos Jeans! Part I

Não existe nada mais democrático que o jeans, vocês não concordam?


Vai bem com qualquer look, seja ele básico, esporte fino ou com muito estilo! Peça indispensável que não pode faltar em nenhum guarda-roupas.

Mas você conhece a história do Jeans??? Sabe como ele foi criado??? Então vamos dar uma breve passeada pela história do jeans!
O tecido que originou o jeans existe desde 1857 e foi criado na região de Nimes na França. Para "de Nimes' tornar-se "denim" foi um piscar de olhos; que são a matéria prima do Jeans.
O nomes jeans vem de "genes', apelido dado pelos norte-americanos aos marinheiros que trabalhavam no porto de Gênova e usavam o tecido de Nimes em seus uniformes.
Em 1873, em plena corrida do ouro, "Levi Strauss", um comerciante de lonas da Califórnia cujo negócio não ia muito bem, teve a brilhante idéia de fazer algumas calças para atender o desejo dos minerados por roupas mais resistentes usando seu produto (a lona) como matéria prima, o sucesso foi instantâneo.
Os rebites de reforço característico dos jeans foram sugestão de Jacob David, fabricante de estribos para cavalos. É desses estribos que saíram as primeiras peças que tornavam a calça mais resistente às provações do trabalho àrduo dos mineradores.
No início, as calças criadas por "Levi Strauss" eram de uma cor amarronzada, algum tempo depois o empresário teve a idéia de tingir o denim com o corante oriundo de uma planta chamada "Indigus".
O quinto bolso, aquele pequeno na frente do lado direitom, foi pensado para guardar relógios, mas também foi muito usado para tabaco, moedas e até tachas e pregos.
A tradicional "Levi's 501" teve seu nome emprestado do número do lote onde este modelo se encontrava. Durante muito tempo o jeans foi uma roupa usada exclusivamente para trabalho, somente nos anos 50, depois de ser adotada pelos ícones pop como "Elvis Presley", e peça finalmente se tornou um item de vestuário indispensável pelos jovens norte-americanos.
Na década de 70 "Calvin klein" inovou trazendo o jeans para as passarelas. Nos anos 80, o processo de desgaste do jeans vinha com o uso no dia-a-dia, com a chegada da "lavagem na pedra" ou "stonewashed", era possível comprar um jeans novo com aparência de usado, o sucesso foi enorme. 
Nos anos 90, o jeans recebeunovas lavagensm mais cores e teve a adição de poliester e elastano garantindo o caimento perfeito e conforto. A partir dos anos 2.000, o grande chamariz foi o jeans premium, com detalhes e jatos de areia, rasgos estratégicos, modelos exclusivo e quantidades limitadas. Daí a criação de "Levi Strauss", tornava-se um item de luxo.
Lavagens e Modelagens:
Vários são os tipos de lavagens na fabricação de um jeans, a mais clássica é a utilização de pedras vulcânicas para dar o ar de gasto. Outros tipos visam dar algum aspceto ao jeans, tipo aspecto de muito usado ou mal passado, etc. Alguns usam ferramentas como esmilhadeira para aspecto mais gasto nas rasuras.

Modelo Tradicional: Cintura no lugar e pernas de corte afunilado, costuma vestir bem a maioria das pessoas.
Antifit: Modelagem da 501, tem botões ou zíper, adaptada a silhueta, com cintura baixa e quadril desestruturado e corte reto nas pernas. Não tem caimento perfeito, mas tem conforto e estilo.
Bootcut: Uma variação do antifit, tem a perna uma perna mais larga do joelho para baixo, para facilitar o uso de botas por dentro da calça. Semibaggy cintura no lugar, quadril largo e corte da perna ligeiramente afunilado.
Tight Fit ou Slim Fit: Cintura baixa tipo Saint-Tropez, marca bem os quadris e tem pernas justas, corte afunildo ou reto.
Cigarrete: Pernas justas e cintura baixa, algumas versões usam lycra que agarram ainda mais.
Oversized: É um jeans bem folgado, esse modelo não favorece as baixinhas, e nem as gordinhas.
Skinny: Modelagem bem justa, principalmente abaixo do joelho, se parece muito com uma legging.


E aí curtiram, espero que sim! No próximo post vou dar dicas de como escolher o jeans certo para cada tipo de corpo!
Bjs e até a próxima...
Val.

Veja acessórios da moda na nossa loja virtual:

Blog dA Moderna nas redes sociais:

O Blog dA Moderna apóia: ECCOS
Valdineia Bezerra   Facebook | Blog
Val, tenho quase 36 anos, casada há 5 anos e tenho o Henrique com quase 3 anos. Formada em Administração e Marketing. Amo fotografia, plantas, cabelos, unhas (fiz um curso de manicure), maquiagem (fiz curso de design de sobrancelhas), comésticos e decoração. Atualmente, dedico-me apenas ao meu filho.

@blogdamoderna